Qual a diferença entre botox e preenchimento?

Botox e preenchimento

Conforme o tempo vai passando e a idade aumentando, é esperado que pequenas rugas faciais comecem a surgir.

E para citar uma das queixas mais comuns nesta fase, aparecem os tão temidos “pés de galinha”. São aquelas rugas que surgem ao redor dos olhos. Sem falar nas marcas de expressão que também se fazem presentes na testa, e em volta da boca, bem onde “marca” o sorriso. Sabemos que sorrir e ser feliz faz bem para a pele! Mas quem nunca começou a se preocupar com essas marcas de expressão em algum momento da vida? 

Pois bem. Para te ajudar a amenizar este incômodo, já existem vários tratamentos disponíveis no universo da estética. E hoje iremos destacar dois dos procedimentos mais procurados aqui na clínica para essas queixas, esclarecendo um pouco mais sobre a pergunta que a maioria das pessoas nos fazem!

Confira:

Antes de mais nada, é importante esclarecer: quais são as diferenças entre rugas estáticas e dinâmicas? 

As rugas dinâmicas (ou rugas “de expressão” e/ou “sinais de expressão”), acontecem quando fazemos os movimentos comuns com a face. São eles: sorrir, levantar as sobrancelhas ou apertar os olhos.

Essas marcas aparecem em função da repetição de tais movimentos, levando em consideração também os cuidados que se tem com a pele com o passar do tempo ou até mesmo a exposição solar e agressão dos raios UV, por exemplo.

Elas são diferentes das chamadas “rugas estáticas”, que, por sua vez, são uma espécie de vinco existente mesmo quando não há movimentos ou qualquer tipo de mímica. Ou seja, você não precisa fazer força para que elas apareçam. Elas são fixas e visíveis no rosto, independente de movimentos ou de sua expressão.

Dependendo de como forem as rugas, portanto, um tratamento pode funcionar mais que outro. A seguir apresentaremos mais informações sobre a dupla queridinha do momento.

Mas quais são as diferenças entre preenchimento e botox? 

 Botox

A toxina botulínica ou botox (como é popularmente conhecida) é utilizada para suavizar as linhas de expressão ou rugas dinâmicas, agindo sob o princípio de relaxar a musculatura e impedir que aquela região seja estimulada, suavizando as marcas de expressão.

Normalmente, o botox é aplicado na testa (por conta da expressão facial de surpresa ou medo), na lateral dos olhos – (que surgem quando sorrimos cerrando os olhos), entre as sobrancelhas (uma região que se chama glabela e que se origina pela expressão de brava), e até mesmo no pescoço (que é acentuada pela postura que ficamos no celular, posição de dormir, entre outros).

Sua ação se inicia geralmente após 48 ou até 72h da aplicação, mas é depois de uma semana que o efeito começa a ser percebido. No entanto, a eficácia dura em média 4 ou 6 meses, sendo necessário novas aplicações de manutenção em alguns casos.

Um dos mitos que cercam o assunto é o de que o botox “paralisa” o rosto, deixando a pessoa sem expressão ou expressão pouco natural. Mas não é bem assim. O efeito de “paralisar” dessa toxina se dá somente no músculo em que a ruga está se formando, não devendo comprometer a região ao redor. Mas vale dizer que ele tem que ser aplicado na quantidade certa e por um profissional competente para que o resultado possa ser alcançado sem excessos. 

Algo que vale destacar é que o botox também é usado como prevenção. Isso significa que muitas pessoas recorrem a ele não somente quando a ruga já está instalada, mas para evitar que elas surjam. 

Sendo assim, o botox se destaca também como acompanhante de outros métodos, otimizando os resultados dos tratamentos que rejuvenescem a pele. 

Preenchimento

O preenchimento é diferente do botox, pois foca nas rugas estáticas, ou seja, naquelas que estão fixas no rosto e aparecem mesmo quando a pessoa não faz movimentos específicos. É o caso dos sulcos que se formam no rosto ou ao redor da boca, e aqui temos outro vilão: o famoso “bigode chinês”.

Nesse caso, o ácido hialurônico é injetado na região indicada e preenche as partes mais profundas ou eventuais cicatrizes, dando volume à face e amenizando essa impressão de “derretimento” dela, tornando esses sulcos aprofundados mais discretos.

Uma das grandes vantagens do preenchimento facial é a duração: em média até 12 meses, descartando, assim, a necessidade de retoques mais frequentes. 

Além dos tratamentos, o que eu posso fazer? 

Como cada caso é diferente, a avaliação de um profissional competente é essencial para recomendar os melhores cuidados de acordo com a individualidade de cada pele e rotina. Porém, de forma geral, recomenda-se a hidratação correta da pele para mantê-la mais saudável e com aquela aparência jovial que amamos.

Para isso, vão algumas dicas!

  • Lembre-se de ingerir bastante líquido; a hidratação de dentro pra fora é essencial para uma pele bonita.
  • Higienizar e hidratar corretamente a pele, seguindo uma rotina de skincare adequada ao seu tipo de pele, usando cremes específicos para garantir a nutrição da região, o que faz toda a diferença. Por isso, capriche neste ritual de beleza e bem-estar.
  • Usar o filtro solar corretamente impede que a pele sofra o impacto dos raios solares, o que pode contribuir para evitar o aparecimento precoce de rugas e do envelhecimento da pele.

E, para finalizar, vem a dica mais importante!

Como mencionamos, o botox e o preenchimento são tratamentos complementares e podem se aliar a outros que estimulam o rejuvenescimento de forma natural, como, por exemplo, algumas tecnologias de radiofrequência, ultrassom macrofocado, microagulhamento robótico e bioestimuladores.

Todas essas medidas são importantes, mas cada pele requer cuidados próprios. Portanto, consulte um dermatologista e profissionais gabaritados para te atender e indicar o melhor para o seu caso.

E se optar por uma avaliação com as nossas especialistas para saber mais sobre nossos tratamentos, entre em contato clicando aqui e garanta seu horário!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter

ENTRE EM CONTATO

Onde nos encontrar

redes sociais

AGENDE UMA CONSULTA AGORA!

HIGIENÓPOLIS

01229-000 – R. Dr. Veiga Filho, 350 – Sala 1005

ZAY ESTÉTICA LTDA | CNPJ: 21.538.074/0001-56 | Desenvolvido por LS Produções
Fale com a Zay Estética