O que faz um nutrólogo e qual a importância de uma consulta?

Você sabe o que faz um nutrólogo? A busca por hábitos de vida mais saudáveis cresce cada vez mais e detalhes como alimentação, nutrição e bem-estar são componentes importantes do autocuidado. 

Isso é essencial, uma vez que vivemos vidas e rotinas constantemente agitadas e muitas vezes temos pouco tempo para dar atenção a fatores que fazem toda a diferença.

Nesse sentido, o nutrólogo tem papel fundamental. Quer saber o que ele faz e as principais características dessa área? Confira:

O que faz um especialista em nutrologia?

Um especialista em nutrologia se dedica a avaliar e investigar clinicamente os hábitos alimentares de seus pacientes, podendo identificar carências de nutrientes.

Elas podem ser as responsáveis por manifestações e complicações na saúde, por isso é preciso analisá-las mais de perto e de forma individual.

E é exatamente neste ponto que o especialista em nutrologia entra! Ele poderá oferecer a condução mais adequada de tratamento para otimização metabólica, correção nutricional, emagrecimento, melhora de performance física, reposição vitamínica, saúde gastro intestinal, alergias e intolerâncias alimentares, desequilíbrios hormonais, doenças autoimunes, análise de risco para doenças vasculares e outros males que podem atingir a saúde. 

Na consulta médica, o nutrólogo avalia o perfil biológico do paciente, definindo assim todas as indicações de tratamentos ajustados às necessidades individuais de cada um.

Qual a diferença entre nutrologia e nutrição?

Pela similaridade das palavras e também devido ao fato de muitas pessoas associarem os termos, podem surgir dúvidas sobre qual é a diferença entre nutrólogo e nutricionista.

As duas áreas são importantes, mas não são a mesma coisa.

O profissional de nutrologia é alguém com formação em Medicina e especialização ou residência nessa área. O nutricionista é um profissional com formação específica em nutrição, não em Medicina.

Sendo assim, o nutricionista pode indicar uma dieta equilibrada para cada perfil de pessoa, levando em conta, por exemplo, restrições alimentares e condições de saúde. Mas o nutrólogo pode ser uma excelente opção para quem quer uma investigação mais profunda. 

A importância de se consultar com um nutrólogo e o que esperar deste atendimento?

Uma consulta com nutrólogo (a) pode fornecer respostas importantes para o paciente prevenir doenças, se conhecer melhor e estar mais disposto a corrigir sua alimentação para ter mais saúde e qualidade de vida e, por fim, repor suas necessidades por nutrientes na medida e dosagem certas para ele, restaurando equilíbrio físico e mental.

Ou seja, uma orientação mais do que segura para otimização do seu metabolismo e para redefinir seu estilo de vida!

É importante lembrar que os exames normalmente pedidos pelo profissional incluem teste de mineralogia, para avaliar deficiências ou excesso de minerais, assim como o de possíveis contaminações que influenciem nas células, bioimpedância, checkup de sangue e perfil hormonal.

Ficou mais claro para você o que é o serviço de nutrologia e sua importância? Ainda tem dúvidas? 

Entre em contato para saber mais sobre a consulta e os testes modernos que a complementam e garanta seu horário com a nutróloga da ZAY!

 

Fale com a Zay Estética